Dicas de Iluminação para cada Tipo de Ambientes

Publicado por Thamiris Rodrigues


Decorar uma casa não se limita apenas em escolher a mobília e acessórios que irão compor o mesmo, vai muito, além disso, como por exemplo, as cores que irão compor as paredes, a iluminação, dentre várias outras coisas. Por esse motivo, pensando em te ajudar nessa missão, foi que resolvemos disponibilizar nessa matéria algumas dicas de iluminação para cada ambiente. Confiram todas elas e crie ambientes ainda mais bonitos e super aconchegantes:

A primeira dica sobre esse assunto é importantíssimo, pois o projeto de iluminação de uma residência não deve levar em conta apenas a estética, mas a função de cada ambiente, isso sim que irá interferir na escolha de cada tipo de iluminação.

A iluminação para cozinha é indicado que utilize neste cômodo lâmpadas com grande Índice de Reprodução da Cor (IRC). As lâmpadas incandescentes (como as halógenas e as dicróicas) são os modelos que possuem maior IRC. Em locais como pia, fogão e ilha a iluminação deverá ser pontual, isto é, com alguns pontos de luz direcionados.

Agora vamos falar um pouco mais sobre a sala de Estar, como é nesse ambiente que recebemos amigos e familiares ele precisa ser agradável e aconchegante. Para que consiga ter esse efeito o ideal é utilizar lâmpadas com aparência de cor amarelada. Outra dica seria apostar no uso de uma iluminação mais difusa, com luminárias suspensas.

Já no quarto, a luz uniforme e indireta é a que dá melhor resultado, deixando o ambiente ainda mais belo. Esse tipo de iluminação poderá ser obtido através do uso de luminárias com filtros de acrílico ou vidro foscos. A iluminação precisa é importantíssimo na hora de exercer diferentes atividade como ler, ver televisão, namorar, trocar de roupa.

E por último mais não menos importante está o banheiro, sem dúvida esse é o cômodo que as pessoas mais cometem erro na hora de escolher a iluminação. Por esse motivo vamos citar uma regra básica é: iluminação uniforme e intensa, principalmente na bancada da pia. No caso das lâmpadas refletoras elas devem ser evitadas porque criam sombras no rosto o que não é nada agradável na hora de se maquiar ou fazer a barba. A indicação para o banheiro é o uso de luminárias com acrílico leitoso, vidro leitoso ou se preferir até mesmo lâmpadas difusoras, como a fluorescente.



Comments

Deixe sua opinião
Mensagem

*