O que acontece com as dietas?

Dietas ricas em proteínas. Dietas baixas em gordura. Dietas vegetarianas. Dietas sem hidratos de carbono. Com tanto interesse por dietas, como podemos saber quais são saudáveis e quais não são?

Muita gente se sente pressionada a perder peso e teste diferentes tipos de dietas. Mas, se realmente você precisa perder peso, o fato de melhorar seus hábitos alimentares e de exercício vai ajudá-lo mais do que qualquer dieta.

https://www.mundoboaforma.com.br/wp-content/uploads/2017/01/prato-de-dieta-620x330.jpg

Por que a gente se põe a dieta?

A gente se põe a dieta por muitos motivos diferentes. Algumas pessoas têm um peso excessivo e nada saudável e precisam prestar mais atenção a seus hábitos alimentares e de exercício físico. Outras fazem o esporte e desejam estar nas melhores condições físicas. Outras acreditam que teriam melhor aspecto se perderam alguns quilos (ou algumas libras).

Algumas pessoas fazem dieta porque acreditam que deveriam ter um determinado aspecto. Os atores e as atrizes são geralmente magros, e a maioria dos desfiles de moda apresentam modelos delgadísimas. Mas esse aspecto não é nada realista para a maioria das pessoas, por não mencionar o nocivo para a saúde das modelos e estrelas que se esforçam por manter este cânone de beleza.

Quando têm entre 12 e 13 anos, a maioria das meninas começam a experimentar uma série de mudanças corporais que são naturais e necessários: alargam as ancas, se lhes desenvolvem os seios e, de repente, seu olhar deixa de assemelhar-se ao que as meninas que saem nos anúncios das revistas e da televisão. Os meninos também se desenvolvem em seu próprio ritmo e também deixam de se parecer com os modelos de anúncios. Os homens com barriga de ferro que anunciam roupas costumam ter vinte anos.

As dietas podem ser doentias?

Qualquer dieta que implique ingerir diariamente uma quantidade de calorias inferior ao que é necessário (por exemplo, uma dieta de 800 calorias diárias) pode ser perigosa. As dietas que proíbem as gorduras também podem ser nocivas para ti. Todo mundo precisa de ingerir certa quantidade de gordura através da dieta: cerca de 30% do total das calorias ingeridas. Por isso, ninguém deve seguir uma dieta totalmente isenta de gorduras.

Não se deixe enganar pelas dietas que proíbem comer determinados grupos de alimentos. Uma dieta que se proíbe comer o pão ou macarrão ou que só te deixa alimentarte de fruta é insana. Não se deixará incorporar todas as vitaminas e minerais que você necessita. E, embora seja possível que se permita perder peso, provavelmente, voltará a recuperar assim que você voltar a comer normalmente.

Algumas pessoas começam a fazer dieta porque acreditam que todos os problemas que você tem na vida, devem-se a seu excesso de peso. Outras têm uma área em sua vida que não podem controlar, como um pai alcoólatra, de modo que se concentrar excessivamente em algo que não podem controlar: como o exercício que fazem e como se alimentam.

Quando uma pessoa se põe a dieta, você pode começar a receber multidão de elogios e elogios vindos de amigos e familiares quanto começa a perder quilos (ou libras), o que lhe faz sentir-se bem. Mas, a longo prazo, a sua perda de peso se estancará e parar de perder tanto peso como no início, porque o seu corpo tenta manter um peso saudável. As pessoas que se encontram nesta situação acabam se dando conta de que, mesmo que tenham perdido peso, não se sentem mais felizes nem mais satisfeitas.

Algumas pessoas têm dificuldade de controlar o que comem, de modo que seguem uma dieta extrema durante pouco tempo e depois deixam e se atragantan com comida. Ao sentir-se culpado por estes compulsão, vomitan o que eles comeram ou abusam de laxantes. Comer muito pouco para manter um suposto peso saudável (anorexia) ou comer só para vomitar as calorias ingeridas (bulimia) são dois distúrbios da conduta alimentar, que são muito prejudiciais para a saúde de quem os têm. As pessoas que sofrem de distúrbios da conduta alimentar precisam de tratamento médico (e psicológico) de imediato.

Então, como posso perder peso de uma forma saudável?

Se você é um adolescente, pode ser perigoso que se ponha a dieta, pois você pode não ingerir nem a quantidade nem o tipo de nutrientes que você precisa, e isso poderá causar atrasos no crescimento e outros problemas de saúde. Mas, fazer refeições e lanches saudáveis, juntamente com uma quantidade razoável de exercícios, podem te ajudar a perder peso (no caso de ter excesso de peso), ao mesmo tempo que se desenvolve de uma forma adequada. Para muitas pessoas, o simples fato de estar mais ativa ajuda a perder peso sem a necessidade de modificar seus hábitos alimentares. O fato de exercitar-se regularmente também ajuda muitas pessoas a sentirem-se mais saudáveis e melhor consigo mesmas.

A melhor forma de fazer dieta é ingerir uma quantidade variada e suficiente de alimentos saudáveis para atender as necessidades de seu corpo. Ponte como objetivo ingerir mais frutas e mais legumes, reduzir de forma considerável as carnes gordas (como hambúrgueres e salsichas), os alimentos fritos e gordurosos e doces, e beber mais água em vez de bebidas açucaradas, como os refrigerantes e as bebidas esportivas.

Se você está preocupado com seu peso e acha que deve perder alguns quilos (ou algumas libras), fale com o seu médico ou com um profissional nutricionista, que talvez se tranquilicen, dizendo a si mesmo que já tem um peso saudável. No caso de que tenha excesso de peso, estes profissionais podem estudar o seu caso e lhe indicar a melhor forma de alcançar um peso saudável.

Formas ótimas de se manter saudável

Se quiser alterar os seus hábitos para que sejam mais saudáveis, eis aqui uma série de dicas de eficácia comprovada:

  • Faça exercício! Encontre um esporte que você goste, caminha para o seu centro de estudos ou anda de bicicleta várias vezes por semana.
  • Bebe leite desnatado ou semidescremada. (Muitos adolescentes acreditam, erroneamente, que o leite tem mais calorias do que outras bebidas, como os refrigerantes. Mas um copo de leite desnatado contém apenas 80 calorias, além de proteínas e cálcio. Uma lata de refrigerante contém 150 calorias de açúcar e nenhum nutriente em absoluto.)
  • Segue uma dieta variada, que inclua abundantes frutas e vegetais (pelo menos cinco porções por dia). (E, não, infelizmente, as batatas fritas não contam como legumes!)
  • Bebe muita água.
  • Come uma grande variedade de alimentos proteicos, como a carne magra, aves, peixes, frutos do mar, legumes, produtos de soja e frutos secos.
  • Come cereais integrais (como macarrão e pão feitos com farinha de trigo integral), que fornecem fibras, vitaminas do grupo B e ferro.
  • Muito bom todos os dias. Os estudos indicam que os alunos que almoçam rendem mais nos estudos, tendem a morder menos durante o dia e têm menos probabilidades de desenvolver excesso de peso.
  • Nos restaurantes de comida rápida, escolha sempre em porções pequenas. Evita as super-rações, mesmo que te pareça que têm de melhor preço.
  • Evite as dietas milagre; talvez te ajudar a perder alguns quilos (ou algumas libras) temporariamente, mas, se você não se concentrar em modificar seus hábitos, provavelmente recuperará o peso perdido assim que você voltar a comer normalmente.
  • Não tome medicamentos para emagrecer, nem mesmo os que são vendidos sem receita médica.
  • Impede ver certos alimentos como “bons” ou “maus” ou eliminar grupos inteiros de alimentos, como laticínios. Se deixes consumir lácteos, é possível que não ingirieras uma quantidade suficiente de certos nutrientes, como o cálcio.
  • Se você decidir tornar vegetariano, fale com o seu médico ou nutricionista sobre como seguir uma dieta nutritiva combinando este tipo de alimentos.

Sinais de alarme

Como você pode saber se a sua dieta está fora de controle? Entre os sinais de alarme, se incluem os seguintes:

  • você continua fazendo dieta, mesmo quando deixa de ter excesso de peso
  • mudanças corporais, como fraqueza, dor de cabeça ou tonturas
  • isolamento com respeito a família e os amigos
  • baixo desempenho acadêmico
  • comer em segredo
  • pensa em comida constantemente
  • limitar suas atividades devido à refeição ou ao exercício compulsivo
  • você tem medo da comida
  • levar roupas largas para esconder a sua magreza
  • vomitas depois de comer ou usar laxantes

Se você ou alguém que você conhece apresentar qualquer um destes sinais, coméntaselo a um adulto de confiança ou a um médico.

As dietas e o controle do peso podem amargarte a vida. Se você concorda com o seu corpo tal como é, e faz escolhas saudáveis, você pode manter o peso sob controle, sem deixar de aproveitar a vida.

Veja também o Projeto Fit 60d um programa que irá ajudar voce a emagrecer!

O que acontece com as dietas?
Rate this post